quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aposentados pelo IMP ainda trabalham para a Prefeitura de Itaúna

Chega a nosso conhecimento que servidores municipais já aposentados ainda continuam exercendo suas atividades na prefeitura municipal de Itaúna e no Saae, deixando assim de abrir vagas "cobertas" por concursos públicos "din din dinheiro no caixa", frustando assim os candidatos que conseguiram nota para aprovação mas nunca tomaram posse do cargo. A questão é a seguinte:
Cerca de 50 aposentados ainda trabalham na prefeitura, não liberando
assim vagas já disputadas em concursos públicos.

A Lei Municipal 2.584/1991 dispõe em seu artigo 34:

Art. 34 – A vacância do cargo público decorrerá de:
I – exoneração;
II – demissão;
III – promoção;
IV – acesso;
V – aposentadoria;
VI – posse em outro cargo inacumulável;
VII – falecimento..

A seu turno, dispõe o decreto nº 5.406 de 2006 que regulamenta o artigo 34, inciso V da Lei Municipal nº 2.584/91:

Artigo 1º: “A vacância do cargo público tratada no artigo 34, inciso V, da Lei Municipal nº2.584/91 será declarada em razão de aposentação concedida pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município de Itaúna IMP – ou por aquela concedida pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS – quando utilizado tempo de serviço público para obtenção de tal benefício.

Assim, sempre que um servidor municipal se aposenta pelo IMP ou pelo INSS, o mesmo deve ser imediatamente afastado do cargo e seu cargo declarado como vago.

Ocorre que muitos servidores municipais já aposentados pelo IMP permanecem ocupando seus cargos, acumulando salário e aposentadoria, sem que tenha sido declarada a vacância do cargo. 
Enquanto isso, diversas pessoas aprovadas em concursos realizados pela Prefeitura Municipal vêem o prazo de validade do concurso expirar sem que sejam nomeadas para os cargos que deveriam ser declarados vagos.

A prefeitura, por razões que desconhecemos, nega o pedido de candidatos aprovados no concurso de 2008 para serem nomeados a cargos que deveriam ser declarados vagos. Os candidatos tem que recorer a justiça e adivinhem .... conseguem se efetivar, como se por mágica abre-se um novo cargo para o candidato aprovado no concurso. Evidentemente, a criação do cargo para acomodar a tal candidato não é o problema, embora revele desprezo pela coisa pública e pelos recursos financeiros do município de Itaúna. 
O problema é que a atual administração municipal comandada pelo "des" prefeito Eugênio Pinto deixa de declarar a vacância dos cerca de 50 cargos atualmente ocupados por servidores já aposentados e, ao mesmo tempo, insiste em realizar concursos para o preenchimento destas vagas.
Total descompromisso e desrespeito as leis.
Quanta Vergonha.

18 comentários:

  1. Triste ... só Itaúna virou um criadouro de escandâlos. Principalmente por pessoas que se apoderaram dos bens públicos e os tratam como privados !

    muito triste

    ResponderExcluir
  2. eu mesma sou uma das lesados !!!
    passei no concurso e até hoje nada.

    concurso público é maquina de arrecadar somente !

    Ligo quase toda semana e nada, vou entrar na justiça também!

    ResponderExcluir
  3. Vejam o caso de Itatiaiuçu, teve concurso e já nomearam quase todos, infelizmente não passei, mas já sei onde tentar novamente.

    Cidade séria é outra coisa. Não esse balaio de gatos que virou itauna.

    ResponderExcluir
  4. Penso diferente, não acredito que ha desrespeito das leis, por exemplo trabalho na área da educação e professores para serem contratados é seguido criteriosamente a classificação do processo seletivo o que não da direito de efetivação.

    ResponderExcluir
  5. Eu mesma sou vítima dessa corja. Passei em concurso no SAAE e nada.
    Acorda ... não é de contratação que falamos, mas sim efetivação no cargo que foi declarado em concurso. è muita cara de pau mesmo.
    E ainda tem gente que defende esse desgoverno, ave maria !

    Eugenio Pinto, Pedro Paulo Pinto e Íris Léia Rodrigue Pinto. Os cânceres de Itaúna !

    ResponderExcluir
  6. é respeitar as leis não é o forte do eugênio Pinto a primeira dama Íris

    Veja a praça, veja o trânsito, veja a polícia federal.

    Nossa política está parecendo um balaio de gatos

    Procurem saber mais sobre o "13" Club, tem laranja de ipatinga pra todo lado em Itaúna, essa turma usurpa e ainda zomba de nossa cara !

    ResponderExcluir
  7. Mas o SAAE é uma Autarquia não é?
    Acorda!
    O que isso tem a ver com a administração?
    Isso é apenas gostar de defamar...

    ResponderExcluir
  8. Uai pelo que sei o SAAE é autarquia sim, mas para entrar sempre tem concurso, e quem escolhe o diretor do SAAE ... imagina quem é ....
    EUGÊNIO PINTO !

    Acorda todos são servidos públicos municipais.

    ResponderExcluir
  9. SAAE é o braço de obras da Prefeitura, sou servidor do SAAE mas prefiro não me identificar, atualmente tenho minhas dúvidas quanto a gestão do IMP, que é outro lugar bem sinistro tb.

    Favor pesquisarem e postem a respeito. Alguem se lembra da dívida do IMP quando o banco santos faliu !!?? aiai mais um ARROMBO !

    A conta vai cair no meu colo?

    ResponderExcluir
  10. mais essa agora!
    Itaúna cidade sem lei!

    E ainda é conhecida como cidade educativa ... só se for para a má educação (veja nosso esttado atual de desleixo, governo e população)

    É de dar dó

    ResponderExcluir
  11. O pior problema com relacao ao IMP é a lei apostilamento, lei reformulada pelo Eugenio Pinto em 2005. Uma pessoa de cargo de confianca presta concurso para um cargo nivel baixo, passa e se ja tiver trabalhado na prefeitura acima de 4 anos com cargo de confianca receberá o salario do cargo de confiança pro resto da vida como servidor é mole??? Quem ja é servidor e passou no concurso com salario baixo e atualmente oculpa um cargo de confianca com salario bem maior tambem é a mesma coisa. Ai quebra mesmo.

    Parece que os vereadores ja tomaram providencias a este respeito.

    O do SAAE, ele é uma autarquia municipal, pertence a prefeitura tudo que acontece la, inclusive a nomeacao dos cargos e diretores tem que ter aval do prefeito em exercicio. (Tem um radialista famoso e polemico lá com cargo de confiança, acho que foi pra la para parar de falar mal da prefeitura rss) São as mesmas regras da prefeitura e quem trabalha la tambem se aposenta pelo IMP (Gente IMP é o INSS dos servidores municipais).

    ResponderExcluir
  12. A Prefeitura de Itaúna é igual a um guarda-roupas: tem cabide, tem gaveta e, neste caso, tem um fundo falso com um baita cofre...

    ResponderExcluir
  13. O título de cidade educativa foi concedido aos itaunenses e não acredito que isto seja questionável.
    O título cidade Educativa, não é representativo apenas para o poder público mas para todos que contribuíram e que são itaunenses, não podemos deixar de valorizar isso.

    ResponderExcluir
  14. Esse título é coisa do passado !
    VEja o trânsito que temos, veja a sujeira das ruas e postes. Veja a educação dos pedestres. Se o título se refere a educação foi-se!

    ResponderExcluir
  15. Não se esqueça dos nosso políticos, ehta turma só olha pro umbigo, din din pra cá e pra lá só!

    ResponderExcluir
  16. Como assim coisa do passado?
    Caiu no esquecimento?
    Quanta vergonha.
    Este título é concedido aos itaunenses, antes de questioná-lo ou dizer que foi-se, seria importante conhecer sua história.

    ResponderExcluir
  17. Triste saber que Itaúna está assim. Aqui ja foi uma cidade tão bonita. Onde estão as pessoas sérias?

    Estive em minha querida itauna esse final de semana e realmente de cidade educativa não vi nada.

    ResponderExcluir
  18. E o Ministério Público, Curadoria do Patrimônio Público?????? Não vão fazer nada?

    ResponderExcluir