Temos recebido inúmeros e-mails sobre a situação no trânsito da cidade, e também sobre o uso ou melhor a falta de uso da "seta" pelos motoristas de Itaúna.
O engraçado é que usar a seta sugere um ato simples, básico, primário para qualquer motorista e de fato é. Mas quem já não presenciou a situação de um motorista vindo todo tranquilo pela rua e, subitamente, pisa no freio e vira para algum lado sem aviso prévio, como se atrás dele trafegasse um saco de plumas. Além de perigosa, a atitude também colabora para deixar nosso trânsito ainda mais devagar, como se o trânsito de Itaúna já não estivesse um caos.
|
Campanha USAR SETA NÃO DOÍ, divulgue participe. |
Como utilizar a seta?
Sim, parece brincadeira, mas muitos motoristas não sabem utilizar a seta. Quando você tiver a intenção de mudar para a faixa da direita, ou for virar para a rua a direita, basta levantar a alavanca que fica do lado esquerdo do volante, e uma luz vai começar a pistar.
Da mesma forma, se a intenção for mudar para a faixa da esquerda, ou entrar numa rua à sua esquerda, basta abaixar a alavanca e sua ação também será sinalizada por uma luz piscante.
Mitos
Para quem ficou assustado ao ler os ítens anteriores, posto aqui alguns mitos a respeito da SETA:
- dar a seta não consome bateria;
- dar a seta não dói
- dar a seta não é careta
- dar a seta não é só para quem não sabe dirigir (muito pelo contrário).
A seta não serve para o próprio motorista que a utiliza, mas sim, para alertar aos demais, portanto, se você acha que está cercado de motoristas ruins a sua volta, utilize a seta e eles saberão o que pretende fazer. Isso diminiu em grande parte o índice de barbeiragem que assola a Itaúna.
Links
Código de Trânsito Brasileiro