terça-feira, 24 de maio de 2011

Para virar, use a seta . Campanha USAR SETA NÃO DÓI !

Temos recebido inúmeros e-mails sobre a situação no trânsito da cidade, e também sobre o uso ou melhor a falta de uso da "seta" pelos motoristas de Itaúna.
O engraçado é que usar a seta sugere um ato simples, básico, primário para qualquer motorista e de fato é. Mas quem já não presenciou a situação de um motorista vindo todo tranquilo pela rua e, subitamente, pisa no freio e vira para algum lado sem aviso prévio, como se atrás dele trafegasse um saco de plumas. Além de perigosa, a atitude também colabora para deixar nosso trânsito ainda mais devagar, como se o trânsito de Itaúna já não estivesse um caos.
Campanha USAR SETA NÃO DOÍ, divulgue participe.
Como utilizar a seta?
Sim, parece brincadeira, mas muitos motoristas não sabem utilizar a seta. Quando você tiver a intenção de mudar para a faixa da direita, ou for virar para a rua a direita, basta levantar a alavanca que fica do lado esquerdo do volante, e uma luz vai começar a pistar.
Da mesma forma, se a intenção for mudar para a faixa da esquerda, ou entrar numa rua à sua esquerda, basta abaixar a alavanca e sua ação também será sinalizada por uma luz piscante.

Mitos
Para quem ficou assustado ao ler os ítens anteriores, posto aqui alguns mitos a respeito da SETA:
  • dar a seta não consome bateria;
  • dar a seta não dói
  • dar a seta não é careta
  • dar a seta não é só para quem não sabe dirigir (muito pelo contrário).
A seta não serve para o próprio motorista que a utiliza, mas sim, para alertar aos demais, portanto, se você acha que está cercado de motoristas ruins a sua volta, utilize a seta e eles saberão o que pretende fazer. Isso diminiu em grande parte o índice de barbeiragem que assola a Itaúna.

Links
Código de Trânsito Brasileiro

11 comentários:

  1. Haja paciência e os motoristas de Taxi cruiz!

    ResponderExcluir
  2. Itaúna está um caos
    muitos dizem que previram
    outros que ainda está bom em compração a outras cidades.

    Gente a coisa está feia, estamos largados, dirigir está virando brincadeira, veja onde essas pessoas param os carros .... dirigem falando ao celular .... não dão seta .... pelo amor de deus.

    sem fiscalização a cidade fica sem lei.
    tudo bem que o prefeito a primeira dama o vice vereadores e tal estão botando o mãozão, realmente a coisa ta feia.

    mas nos cidadãos nao podemos tolerar o desintegrar do bem viver.

    Realmente estou triste com tudo e com vergonha tb.

    Parabéns ao blog, parece trivial mas o simples ato de dar seta reflete cidadania.

    eu apoio USAR SETA NÃO DOÍ

    prender politicos menos ainda

    ResponderExcluir
  3. pra ser taxista, acho que tem que ser aposentado, não enxergar direito, achar que a rua é sua, não usar seta, se você se encaixa nessas condições pode ser habilitar.

    ouhhh eles lavam carro na praça, tem estacionamento particular garantido em plena praça

    Vc quer ou não ?

    ResponderExcluir
  4. eu pago 120 para parar meu carro por mês proximo a praça

    quanto os taxistas pagam para parar na praça?

    ah e tal aquele tiozinho do carreto atrás da igreja, ta virando brincadeira.

    solução .... ????

    ResponderExcluir
  5. Usar a seta para dirigir, realmente não faz mal a ninguém, pelo contrário só ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Apoio a campanha! Usar Seta não dói! Realmente, este item parece ser um acessório opcional dos carros itaunenses.

    ResponderExcluir
  7. Estou ficando mediúnico no trânsito. Pelo manejo do carro da frente já posso prever se o papo do celular está acabando ou não, quantas latinhas o motorista já bebeu e se ele quis virar à esquerda, mas arrependeu (e não deu seta) e virou à direita.

    Sobre estacionamento PROIBIDO, existe uma outra norma legislativa na cidade. Placas:

    PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR: Pode parar e descer rapidinho e voltar. Dá tempo de dar uma última conversada com o cara da loja antes de tirar o carro do local. Se tem somente uns 10 carros esperando, bom. Faça cara feia para eles entenderem que você não está nem aí.

    PROIBIDO ESTACIONAR: Pode parar, descer e andar uma distância maior que a placa anterior. Dá tempo de experimentar umas roupas na loja e pagar no crediário. Se for na padaria, espere o pão quentinho sair.

    ESTACIONAMENTO NA ESQUINA: Se o bico do carro não ultrapassou o limite do meio fio da outra rua, bom. Pode deixar aí mesmo.

    ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E DEFICIENTES: Pode deixar o carro lá sem preconceito nenhum. O dia inteiro se possível. Nenhum deficiente nem idoso seriamente debilitado vai estar dirigindo. Então é de quem pegar primeiro.

    ESTACIONAMENTO PERMITIDO: Sai 06:00 da manhã e coloca o carro lá. Volta para casa andando e toma café. 09:00 vai pro trabalho à pé. Volta à pé para o almoço (para não perder a vaga). De tardinha, antes das 18:00 pega o carro e sai que nem o doido para não ficar preso no "rush".

    ResponderExcluir
  8. Apoio a campanha , o uso da seta faz toda uma diferença. Sinalizar são atitudes de um bom motorista.

    ResponderExcluir
  9. Eu era viciado nesse troço de usar a seta. Custei a largar. Agora só uso às vezes para cumprimentar meus amigos. Assim como a buzina.

    ResponderExcluir
  10. Quando se liga o pisca alerta o carro desaparece? Pois bem em Itauna é assim, quando se liga o pisca alerta pode parar em qualquer lugar para conversar ou esperar alguma pessoa.

    Pisca alerta é para caso de emergência e não para ficar batendo papo ou esperando algo em algum lugar.

    Seta para os motoristas de Itauna? O que é isto?

    ResponderExcluir
  11. em Itaúna realamente, tem muitos motoristas que infringem as leis de trânsito, pois, param em qualquer lugar para conversarem "fiado", não se importando se tem mais carros transitando, e ainda dirigem falando ao celular, não usam a seta, outro item obrigatório nas leis de trânsito.
    Como diz o jornalista Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!"

    ResponderExcluir