segunda-feira, 19 de setembro de 2011

110 Anos - 16 de Setembro: Comemorar o quê?

Caminhava em direção à minha residência, desviando dos buracos do caminho de terra mal-cuidada, em plena área central da cidade. Foi quando me deparei com uma cena degradante. Um jovem usuário de crack disputava comida com um cachorro no lixo esparramado na calçada. Continuei a minha caminhada, atento aos buracos do caminho, com medo de torcer o pé (e ter de ir ao Hospital local, imerso em dívidas e sem condições dignas de receber os pacientes). Uma fumaça constante ardia os olhos e atrapalhava a visão.
Foto meramente ilustrativa - enviada por leitor.
Não somos contra a defesa da mulher, somos contra o clientelismo barato
que toma conta da cidade, e que serve única e exclusivamente de auto promoção.
Repare na camiseta com a Mulher Maravilha.
Será que a mesma se julga assim ? Muito triste, muito triste.
Dava-se a impressão de que a cidade pegava fogo. A escuridão da rua (todo o município é escuro) era aterrorizante. Um fio de luz saía pelos poucos postes elétricos existentes ali. Outro jovem, aparentemente drogado, me abordou na porta de meu prédio e me pediu (mas, na verdade, ameaçando) dinheiro para “comprar leite”. Respondi alguma coisa e entrei rapidamente para dentro de casa. O rapaz ficou resmungando, mas não ouvi o teor das maledicências. Já dentro do apartamento, ouvia música e barulho de discurso. “O Grande Irmão zela por ti” é o que faltava ouvir do som amplificado.

Não se está diante do cenário catastrófico descrito na obra 1984, de George Orwell. Estamos no mês de setembro do ano de 2011. Moro a poucos metros da principal avenida de Itaúna, a Jove Soares. A calçada de que falei não é concretada, é terra pura. Se um cadeirante quiser passar por lá, vai ter de desviar pela rua (pois não dá para transitar), correndo o risco de ser atropelado pelos automóveis que correm em alta velocidade. A iluminação é um fiasco. Não há postes suficientes e a penumbra assusta qualquer transeunte que arrisca a passar por aquela região.

Itaúna vive um caos geral. Ruas esburacadas, péssima iluminação pública, falta de opções de lazer, fortes denúncias de corrupção. O Executivo apenas se defende dos escândalos passados e se prepara para o próximo que vier. O Legislativo é inoperante. Parece até a política do: “quanto pior, melhor”. Os cidadãos aguardam passivamente o próximo pleito eleitoral, à espera de um salvador da pátria. E, o que é pior, várias pessoas sem experiência administrativa estão se candidatando a esse posto.

Enquanto isso, as comemorações são ofuscadas por uma bala perdida que atinge uma adolescente (a insegurança pública, apesar do esforço sobre-humano da Polícia, está num patamar assustador) e ecoa a voz do “Grande Irmão” a nos proteger. Resta dormir.

Mas, enfim, dorme-se com todo esse barulho?

Texto enviado por leitor, contribua você tambêm.

10 comentários:

  1. Realmente não há o que comemorar !

    ResponderExcluir
  2. Essa Iris Gorda usa a luta em prol da mulher como trampolim para seus planos obscuros.

    Muito tristo no que se transformou o executivo da cidade.

    Cadê o MP cadê os vereadores.

    Só de lembrancinha e presente para a cidade ....

    - temos as ruas mais esburacadas
    - a coleta de lixo mais cara região
    - a pior saúde da região vide hospital fechando
    - segurança? vc foi na expô Itaúna e foi roubado!
    - Trânsito kkk que saudade de BH

    Itaúna está ridícula ! Cabe a nós mudarmos isso

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como tá gorda!
    *Não era melhor pegar o dinheiro dessas camisas e feixas e etc. e dar pra delegacia reabrir o plantão?

    ResponderExcluir
  4. E se auto promover a custa de quem????

    isso ai mama mama nas "tetas" do executivo

    breve estaremos paganado cirurgia bariátrica, lipo esculturas, e por ai vai. Pois nesse ritmo em 2012 deve estar pesando um 120kg e ainda se veste como periguete kkkkkkkkkkkkkk RI ! M<as chovei depoois ....

    ResponderExcluir
  5. E vai rolar a festa, vai rolar, os pinto e a iris leia mandou avisar........

    tcha tcha thcara
    tcha tcha thcara

    que vergonha meu deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeus!

    Gorda louca, Gorda louca !

    ResponderExcluir
  6. não tem uma vez que uso o banheiro público da prefeitura e não acha papel higiênico nos banheiros ....coitados dos funcionários, aposto que tem que trazer de casa.... enquanto essa aí, usa o dinheiro público para suas regalias, como fazer faixas e camisa para desfilar....improbidade administrativa na cara da gente....uso indevido de dinheiro público....cada dia tá com um carro diferente....enquanto o povo sofre com a falta do básico na cidade, a conta bancária dessa mal elemento engorda a cada dia, fazendo jus ao tamanho dela claro(gorda)...

    ResponderExcluir
  7. Gorda....prost. de luxo....
    pensar que há uns 4 anos atrás andava de ônibus, ia bem do meu lado sentada, a mãe fazia salgado no meu aniversário(nada contra quem trabalha honestamente), mas a família aceitou o dinheiro sujo da prost., pois aproveitou pra reformar a cada toda, a mae não faz mais coxinha em troca de mesada, as irmãs andam de carro do ano(dado pela gorda claro)...

    ResponderExcluir
  8. Essa gorda ai segurando a faixa que é a tal? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. A coisa no hospital está feia ! amigo meu se acidentou e lá não tinha colar cervical ???

    Pode uma coisa dessas ????

    será que não tem mais oq? ai ai ai

    Tudo vai muito mau nessa cidade.

    Falta até papel higienico ou de impressora tem na prefeitura, sei disso porque trabalho nessa coisa que se transformou a prefeitura. Praticamente uma fogueira de inquisição.

    Essa Iris Gorda já vai tarde quando for !

    ResponderExcluir
  10. hahahahahahahhah.... Agora ta namorando o Alex da JA Modelagem, posando de gostosa, e todo mundo sabe que ela ja rodou nas mãos de toda assembçeía legislativa....

    ResponderExcluir